As surpreendentes previsões de Ray Kurzweil para os próximos 25 anos

Posted by

Ray Kurzweil é descrito por Bill Gates como “a melhor pessoa que eu conheço para prever o futuro da Inteligência Artificial”, e também é impressionante em suas previsões sobre outros assuntos além de AI.

Algumas previsões que Ray já acertou:

Nos anos 90 ele previu:

… que um computador iria derrotar o campeão mundial de xadrez por volta de 1998. Em 1997, o Deep Blue, da IBM, derrotou Garry Kasparov.

… que PCs seria capazes de responder perguntas acessando informações através da internet, sem fios, por volta de 2010. Ele acertou.

… que no começo dos anos 2000, membros de exoesqueleto permitiriam que pessoas deficientes andassem. Empresas como a Ekso Bionics e outras hoje oferecem tecnologia para isto e muito mais.

Em 1999 ele previu:

… que em 2009 as pessoas seriam capazes de conversar com seus computadores para dar comandos. As interfaces de voz natural como a Siri da Apple e o Google now tem evoluído bastante desde o início de 2009, ao ponto de hoje permitir que ditemos textos e emails.

… que displays de computador seriam embutidos em óculos para realidade aumentada em 2009. Laboratórios e grupos de pesquisa construíram displays apoiados na cabeça bem antes de 2009, mas os protótipos do Google Glass começaram a ser experimentados em 2011.

Em 2005, ele previu:

… que em 2010, soluções virtuais seriam capazes de fazer traduções em tempo real, de forma que as palavras faladas em um idioma estrangeiro apareceriam como legendas em um óculos. Microsoft (Skype Translate), Google (Translate) e outros fizeram isto e mais.

Estas são apenas algumas das previsões que Ray já fez.

Agora vamos às previsões para os próximos 25 anos:

… no final dos anos 2010, óculos irão projetar imagens diretamente na retina. 10 terabytes de capacidade de processamento (aproximadamente o mesmo que o cérebro humano) custarão aproximadamente 1.000 dólares.

… por volta dos anos 2020, a maioria das doenças irão desaparecer à medida em que nanobots serão mais eficazes que a tecnologia médica atual. A comida humana natural poderá ser substituída por nanosystems. O teste de Turing começa a ser aprovado (um computador se passar por um ser humano). Carros autônomos começam a dirigir nas estradas e as pessoas serão proibidas de dirigir em rodovias.

… por volta dos anos 2030, a realidade virtual começará a parecer 100% real. Seremos capazes de fazer upload da nossa mente/consciência por volta do final da década.

… por volta de 2040, a inteligência não biológica será um bilhão de vezes mais poderosa que a inteligência biológica (como conhecida atualmente). Aficcionados por nanotecnologia serão capazes de criar comida a partir do ar e de gerar qualquer objeto no mundo físico.

… por volta de 2045, iremos multiplicar nossa inteligência bilhões de vezes conectando sem fios nosso córtex cerebral a um córtex cerebral sintético na nuvem.

Além das previsões propriamente ditas, temos que pensar sobre o que elas representam. Estamos acostumados a pensar linearmente, mas como empreendedores, precisamos pensar exponencialmente.

Adaptado do artigo original: Ray Kurzweil’s Mind-Boggling Predictions for the Next 25 Years

Artigo original indicado por Courtnay Guimarães.

Deixe uma resposta