Neuralink: Quando Cérebro e Computador se fundem

Posted by

Se já achávamos ousados os objetivos de Elon Musk de nos levar a Marte com o projeto SpaceX, ou de revolucionar o transporte com os carros autônomos da Tesla, desta vez ele se superou.

Foi divulgado ontem, 27 de março de 2017, seu novo projeto, o Neuralink, cujo objetivo é aumentar a capacidade cerebral fundindo cérebro e computadores.

Na Code Conference do ano passado, Musk já havia anunciado suas expectativas com relação ao “neural lace”, que seria cirurgicamente conectado ao cérebro humano para permitir que o indivíduo se comunicasse com o computador sem o atraso que significa o uso de teclados, mouses e afins.

No entanto, o primeiro objetivo do Neuralink, talvez até como uma forma de viabilizar sua rápida aprovação pelos órgãos reguladores, será combater efeitos da epilepsia, depressão e até mesmo o mal de Parkinson. O tratamento do Parkinson seria semelhante ao implante testado por Matt Eagles e publicado na Wired.

Este é um passo importante para a tendência de intensificação da simbiose homem-máquina, que já evoluiu muito no assunto das próteses, como no caso das pernas biônicas de Hugh Herr:

Ou no braço biônico de Angel Giuffria:

Mas os planos de Musk são mais ousados. Ele parece repetir a estratégia que adotou com a SpaceX, que foi a primeira empresa a definir um plano para criar foguetes acessíveis e reutilizáveis, antes de viabilizar as missões para Marte que são aparentemente o objetivo principal. No caso da Neuralink, o primeiro passo é um projeto realista e rentável de tratamento de sintomas de problemas neurológicos, antes de se aventurar em uma fusão cerebral completa entre homem e máquina.

Adaptado de Elon Musk wants to merge man and machine with Neuralink e Elon Musk’s newest company Neuralink wants to boost the brain to keep up with AI

Deixe uma resposta