A AI nos níveis da Inteligência Humana pode estar mais próxima do que pensamos

Posted by

O que é Singularidade?

Apesar de alguns influenciadores utilizarem o termo “singularidade” para se referir a uma mudança de paradigma dramática na forma que nós pensamos e percebemos a realidade, na maioria das conversas o termo Singularidade se refere ao momento em que a AI ultrapassa a inteligência humana. São assuntos de debate tanto como será esta Singularidade quanto quando ela acontecerá.

Em uma entrevista recente, o estudante de graduação em ciências dos negócios, energia e do planeta Damien Scott ofereceu a sua definição de singularidade: O momento em que os humanos não conseguirão mais prever a motivação da AI. Muitas pessoas visualizam a singularidade como um momento apocalíptico da verdade, com uma visão clara do ponto da epifania. Scott não vê desta forma.

“Nós começaremos a ver a inteligência artificial se tornando mais eficiente que a humana em domínios específicos.” Calculadoras já são mais eficientes que nós e há evidências que em dois ou três anos a AI será mais eficiente que radiologistas. Em outras palavras, a singularidade já está acontecendo em cada especialidade das indústrias tocadas pela AI – que em breve serão todas. Se você é daqueles que pensa que a singularidade significa catástrofe para a humanidade, então podemos entender o que está acontecendo como o processo de colocar o sapo na panela de água que se esquenta lentamente: quer dizer: está nos matando lentamente e nós não percebemos que já começou.

“[A AI] Será autoconsciente ou auto-aperfeiçoadora? Não necessariamente”, diz Scott. “Mas é como se a singularidade estivesse engatinhando em diversos domínios: Todas estas coisas se tornando melhores a cada dia, como um conjunto de serviços que coletivamente superam nossas capacidades humanas coletivas.”

Não é “se”, mas “quando”

Ray Kurzweil, (já citado aqui no AI News no artigo  As surpreendentes previsões de Ray Kurzweil para os próximos 25 anos) enxerga uma visão oposta: que a singularidade vai acontecer em um ponto específico do tempo. De fato, ele já previu a singularidade 147 vezes desde a década de 1990, sendo a sua última previsão que 2045 será o ano em que “vamos obter mais novo córtex (as áreas mais evoluídas do cérebro), seremos mais engraçados, melhores na música”.

Masayoshi Son, CEO do Softbank Robotics, e Kurzweil pensam de forma semelhante, já que Son preve que o ano para a singularidade será 2047. Apesar dos dois anos de diferença entre as previsões, Son e Kurzweil são basicamente otimistas: “Penso que a super inteligência será nossa parceira. Se a utilizarmos mal, é um risco. Se fizermos uso com boas intenções, será nossa parceira para uma vida melhor.”

Nem todo mundo tem uma visão tão positiva da singularidade: Elon Musk a vê como inevitável, mas que devemos nos preparar adequadamente. Neste sentido, ele está trabalhando no Neuralink, uma tecnologia para fundir inteligência humana e AI.

Ao mesmo tempo, o físico Edward Witten afirmou que nunca seremos capazes de desvendar todos os mistérios da consciência, o que seria um obstáculo à singularidade. Os computadores que imitam o cérebro alcançarão a singularidade, mas e se eles não puderem imitar a consciência, já que nós mesmos não conseguimos explicá-la? Por outro lado, o economista William Nordhaus estudou as implicações econômicas da singularidade, apenas para concluir que, embora ela possa estar a caminho, isto não irá acontecer tão cedo.

Então, estaria a singularidade visível no horizonte? Ela será um momento pontual e decisivo na história da humanidade? Ou nós iremos simplesmente olhar para trás um dia pensando quão longe chegamos e quanto as coisas mudaram desde que misturamos a nossa intelectualidade com a AI? Os mesmos tipos de lembranças obscuras que você pode ter da sua vida antes dos telefones celulares e da internet (se você é velho o suficiente para se lembrar daquele tempo) podem um dia saltar à sua mente, lembrando daqueles dias em que a mente humana pensava por si própria, sem os benefícios da AI.

Traduzido de Human-Level AI Are Probably A Lot Closer Than You Think

Deixe uma resposta