A NIO, um fabricante de carros de próxima geração, anunciou que seus veículos autônomos estarão disponíveis nos Estados Unidos em 2020.
Seu modelo chamado EVE chama a atenção por possuir inteligência artificial em um nível de aplicação superior ao visto nos atuais conceitos de carros autônomos.
A diferença da inteligência artificial do EVE, chamada NOMI, em relação aos atuais carros autônomos, é que a NOMI parece ser o primeiro assistente embarcado em carros capaz de efetivamente aprender sobre seus passageiros, seus hábitos e suas preferências.
Por exemplo, os vidros do carro são utilizados como grandes displays para exibir informações sobre a navegação ou conteúdos relacionados a entretenimento.
Do ponto de vista automobilístico, a fabricante NIO obteve marcas significativas com o NIO EP9, como a velocidade máxima de 312 km/h, uma aceleração de 0 a 200 km/h em 7.1 segundos e autonomia de 426 kilômetros.
A NIO também aposta em parcerias de peso para sua entrada no mercado, tendo se associado a nomes como Mobileye, NVIDIA e NXP.
O futuro dos transportes parece estar se construindo de uma maneira bastante interessante…