1.000 casos de câncer analisados por Inteligência Artificial

Posted by

Que os avanços tecnológicos têm contribuído para a evolução da saúde humana, todos temos percebido. Agora, qual será o papel da Inteligência Artificial neste jogo, ainda queremos descobrir.

Um exemplo do grande potencial desta tecnologia foi demonstrado por pesquisadores indianos do Manipal Hospitals, que conduziram uma pesquisa com 1.000 pacientes de câncer, a fim de avaliar a precisão das considerações e recomendações realizadas pela plataforma de Inteligência Artificial especializada em cancer, o IBM Watson for Oncology (WFO). Foram avaliados 638 casos de câncer de mama, 126 de cólon, 124 de reto e 112 de pulmão, ao longo de 3 anos.

As recomendações geradas pelo WFO ao longo do período foram registradas e, posteriormente, comparadas à opinião de um conselho que variou entre 12 e 15 médicos oncologistas.

Os dados já disponíveis sobre os 638 casos de câncer de mama apontaram que as recomendações feitas pelo WFO estavam corretas 90% das vezes, quando comparadas às recomendações realizadas pelo conselho de oncologistas.

O grau de concordância na primeira análise variou para os diferentes casos de câncer. Para casos sem metástase, a concordância aconteceu em 80% dos casos. Para casos com metástase, o número caiu para 45%. Em casos de câncer “triple-negative“, a concordância foi de 68% e em casos “HER2/neu-negative” a concordância foi de apenas 35%. Neste último caso, um maior grau de divergência é natural, já que casos mais complexos apresentam mais opções de tratamento.

O fato de não ter havido concordância em um primeiro momento não indica que o WFO estava errado em absoluto, já que a recomendação do conselho foi alterada 63% das vezes em que houve discordância, mostrando que a “opinião” do WFO foi bastante influenciadora sobre as decisões do conselho.

O estudo de caso provou que a Inteligência Artificial levou o conselho a reconsiderar suas decisões na maioria das vezes, deixando clara a contribuição desta tecnologia para o tratamento de câncer.

Saiba mais sobre Inteligência Artificial para soluções de saúde.

 

Com informações de IBM’s Watson Achieves High Concordance in Tumor Board Test e 551PD Validation study to assess performance of IBM cognitive computing system Watson for oncology with Manipal multidisciplinary tumour board for 1000 consecutive cases: An Indian experience 

One comment

Deixe uma resposta