Músicos automatizados ou empoderados?

Posted by

Temos destacado aqui no AiNews Network as aplicações de Inteligência Artificial nos mais diferentes segmentos. Nas artes, postamos recentemente sobre os quadros pintados por Inteligência Artificial e agora vamos falar de música.

No final do ano passado a Sony causou frenesi no mercado, ao anunciar duas canções compostas por inteligência artificial, sendo uma no estilo Beatles (Mr. Shadow) e outra inspirada em compositores norte americanos (Daddy’s car).

Mas antes que você ouça as músicas, preciso destacar que a parte mais interessante deste artigo ainda não apareceu, então sugiro ler o artigo até o final. Vai valer a pena!

Não dá para negar que o lançamento destas canções criou um certo mal estar. Seriam os artistas substituídos por Inteligência Artificial? Seria uma máquina capaz de expressar sentimentos e emoções? Esta é uma longa discussão, que inclusive é o item 8 do post 14 mitos sobre o apocalipse dos robôs, mas hoje vamos explorar outro lado desta história.

A Sony também oferece uma ferramenta chamada Reflexive Looper. No sentido totalmente contrário das composições automatizadas, onde a Inteligência Artificial poderia substituir o compositor, esta ferramenta se mostra como uma grande aliada do músico, permitindo uma enorme expansão do conceito homem-banda. E embora pedais de loop não sejam uma novidade, o que esta ferramenta oferece não é nada convencional.

O Reflexive Looper é capaz de gravar passagens do artista tocando seus instrumentos e lançar mão destas passagens em tempo real, automaticamente. No momento em que o artista começa a tocar, o sistema entende a música, compreendendo os solos, as linhas de baixo, os acordes e a bateria. A partir daí, o sistema passa a preencher os momentos seguintes da execução com trechos tocados previamente, seja na apresentação corrente ou em apresentações prévias do artista. O resultado é que uma simples interpretação com guitarra e voz pode ganhar acompanhamentos de bateria, baixo e solos, por exemplo, de forma automática.

Confira algumas demonstrações:

Finalmente, recorremos a uma reflexão constante quando o assunto é Inteligência Artificial Benéfica: Podemos desenvolver Inteligência Artificial para substituir o ser humano ou para empoderá-lo. Que caminhos escolheremos?

Leia também: AI nas artes: Pinturas artísticas automatizadas?

Deixe uma resposta