Energia renovável, infinita?

Posted by

Desde que foi divulgado há alguns meses o avanço nas pesquisas sobre fusão atômica, uma nova onda de esperança se projetou sobre o sonho da energia limpa e barata.

Esta forma de geração de energia significaria um baixíssimo custo de produção e uma grande vantagem: a fusão atômica gera como subproduto a água.

Paralelamente, a captação de energia solar tem evoluído a passos largos, seja nas dimensões do aumento de eficiência, da capacidade de armazenamento ou da redução de custos.

Fusão Nuclear

Os pesquisadores do Princeton Plasma Physics Lab acreditam que ainda levará pelo menos 25 anos até que se torne viável uma usina de fusão nuclear.

Boas perspectivas tem sido geradas neste campo de pesquisa, com base em algumas conquistas relevantes, como por exemplo:

  • Avanços nos estudos magnéticos e eletromagnéticos para a contenção e aquecimento do plasma;
  • Desenvolvimento de técnicas para que os materiais suportem a intensa geração de calor durante o processo e os experimentos;
  • O crescimento da geração de energia nos experimentos que na década de 1970 era de miliwatts durante microsegundos e, na década de 90 já era de 10 megawatts (no Princeton Plasma Physics Laboratory) e 16 megawatts durante um segundo (no Joint European Torus in England).
  • A construção de um centro de pesquisa massificada de fusão na França, com o objetivo de gerar 500 megawatts durante cerca de 8 minutos de cada vez (o que equivaleria a abastecer 150.000 casas).

Os desafios para os próximos passos são:

  • O desenvolvimento de materiais capazes de suportar uma geração intensa de calor por um longo período;
  • Otimizar o processo de fusão propriamente dito, para viabilização econômica.

Energia solar

Em 2016 diversas iniciativas trouxeram novas perspectivas para a geração de energia solar, como por exemplo o barateamento dos painéis solares para serem utilizados em casas e carros, as estradas geradoras de energia e até um projeto para alimentar uma ilha inteira.

O World Economic Forum publicou recentemente um estudo indicando que a energia solar já custa mais barato que o carvão (fonte de energia importante para países que adotam termoelétricas) para muitos países.

Do ponto de vista de aumento da eficiência, um projeto inovador aplicou novos materiais para converter a energia solar em calor e desta maneira aumentar drasticamente a eficiência do sistema.

As pesquisas da Tesla no campo das baterias podem viabilizar a utilização exclusiva de energia solar em regiões não abastecidas, como neste exemplo de projeto para a África.

Projetando-se estas inovações sobre os estudos que já apontam para uma redução ano a ano do custo da energia solar e as perspectivas se mostram bastante otimistas.

Enfim, parece que energia não vai ser impeditivo para os computadores que sustentarão as futuras super aplicações de Inteligência Artificial.

Inspirado por:

We Are Closer Than Ever to Unlimited Clean Energy

Infinite Solar Power Technology Could Completely Change Our Future

Deixe uma resposta