Vasculhando a internet e a literatura científica, é difícil encontrar uma definição única e clara sobre o que é Inteligência Artificial.
Diante de tantas possibilidades, fiz uma escolha: Gosto do que diz Pei Wang, que a define como a capacidade de um sistema se adaptar tendo recursos e conhecimento insuficientes. Em outras palavras, é lidar com novos cenários, com informações insuficientes, e inferir as respostas com maior probabilidade de acerto.
As duas principais classificações para Inteligência Artificial são Narrow AI e AGI. As definições abaixo foram dadas por Cassio Penaccin e Ben Goertzel:
Narrow Artificial Intelligence, ou Inteligência Artificial especializada, é um sistema focado em realizar tarefas específicas, como jogar xadrez, diagnosticar doenças, dirigir carros e assim por diante.
Artificial General Intelligence, ou Inteligência Artificial Geral, é um sistema que possui um nível autônomo de raciocínio para autocompreensão e autocontrole. Possui habilidade para resolver uma variedade de problemas complexos em contextos variáveis. Aprende a resolver novos problemas que não conhecia no momento de sua criação.
Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning
Inteligência Artificial é um termo para descrever um sistema inteligente, conforme abordado no início deste artigo.
Machine Learning, ou aprendizagem de máquina, é uma forma para que este sistema inteligente aprenda.
Deep Learning é uma possível implementação de Machine Learning. As informações são analisadas em diversas camadas de software, de forma não linear. Os resultados de cada camada são combinados para encontrar a resposta com maior probabilidade de estar correta.
Para saber mais sobre aplicações de Inteligência Artificial, experimente as diferentes seções deste site: