Upload de conhecimento diretamente para o cérebro

Posted by

Carregar conhecimento diretamente para o cérebro, como no clássico filme de ficção científica “The Matrix”, pode em breve exigir o mesmo esforço que simplesmente dormir, acreditam os cientistas.

Pesquisadores afirmam ter desenvolvido um simulador que pode carregar informação diretamente para o cérebro de uma pessoa e, a partir daí, ensiná-la novas habilidades em um período curto de tempo, ao estilo “a vida imita a arte”. (confira o vídeo no final deste post)

Eles acreditam que estes poderiam ser os primeiros passos no desenvolvimento de um software avançado, que tornaria real o aprendizado instantâneo ao estilo Matrix.

No filme, o protagonista Neo aprende kung fu em segundos, após fazer o upload da arte marcial diretamente para o seu cérebro.

Pesquisadores do HRL Laboratories, na California, afirmam ter encontrado uma forma de amplificar o aprendizado, mas em uma escala bem menor do que a vista no filme de Holywood.

Eles estudaram os sinais elétricos do cérebro de um piloto de avião treinado e, então, alimentaram estes dados em novatos enquanto eles aprendiam a pilotar no simulador de vôo.

O estudo, publicado no journal Frontiers in Human Neuroscience, concluíu que os indivíduos que receberam os estímulos cerebrais através de capacetes com eletrodos embutidos melhoraram suas habilidades de pilotagem e aprenderam o exercício 33% melhor que o grupo que utilizou um placebo.

“Nosso sistema é um dos primeiros deste tipo. É um sistema de estimulação do cérebro,” explicou o Dr. Matthew Phillips.

“Soa como ficção científica, mas há um grande embasamento científico para o desenvolvimento do nosso sistema.”

“A tarefa específica que estávamos focando era pilotar um avião,  o que requer sinergia entre capacidade cognitiva e capacidade motora.”

“Quando você aprende alguma coisa, o seu cérebro fisicamente muda. Conexões se tornam mais fortes em um processo chamado neuro-plasticidade.”

“Percebe-se que algumas funções do cérebro, como fala e memória, estão localizadas em regiões muito específicas do cérebro, do tamanho aproximado de um dedo mindinho.”

O Dr. Matthews acredita que o estímulo cerebral poderia eventualmente ser implementado para atividades como aprender a dirigir, uma preparação para uma prova ou a aprendizagem de um idioma.

“O que o nosso sistema faz é focar naquelas mudanças em regiões específicas do cérebro enquanto se aprende”, ele acrescenta.

“O método propriamente dito é antigo. De fato, os antigos egípcios há 4.000 anos utilizavam peixes elétricos para estimulação e redução da dor.”

“Até Benjamim Franklin aplicou corrente em sua cabeça, mas a investigação destes métodos de forma científica e rigorosa começou no início dos anos 2.000. Estamos utilizando estas pesquisas como base para focar e personalizar a estimulação da forma mais efetiva possível.”

“O seu cérebro será bastante diferente do meu cérebro enquanto nós executarmos uma tarefa. O que descobrimos é: a estimulação do cérebro se mostra particularmente efetiva em melhorar o aprendizado.”

Adaptado de: Scientists discover how to ‘upload knowledge to your brain’ 

Sugestão do artigo original: Ryan Drumwright

 

Deixe uma resposta