Os planos da DARPA para o upload de aprendizado

Posted by

A DARPA está planejando hackear o cérebro humano para nos deixar fazer “upload” de habilidades.

O Programa de Treinamento de Neuroplasticidade Orientada (Targeted Neuroplasticity Training – TNT), da DARPA, está explorando formas de acelerar a aquisição de habilidades ativando a plasticidade sináptica. Se o programa for bem-sucedido, podemos ter como resultado o download instantâneo de aprendizado.

Veja aqui um caso prático de aplicação deste conceito: Upload de conhecimento diretamente para o cérebro

Hackeando a mente para uma aprendizagem mais rápida

Em março de 2016, a DARPA – o braço de “ciências malucas” dos militares Norte Americanos – anunciou seu programa TNT. Este programa visa explorar vários métodos seguros de neuroestimulação para ativar a plasticidade sináptica, que é a capacidade do cérebro para alterar os pontos de conexão entre os neurônios – um requisito para a aprendizagem. A DARPA espera que ao desenvolver essa capacidade, submetendo o sistema nervoso a um tipo de exercício, permitirá que o cérebro aprenda mais rapidamente.

Pesquisadores militares estão hackeando o cérebro humano para que possamos aprender muito mais rápido.
Crédito: DARPA

O benefício final ideal para este breakthrough seria o download de aprendizado. Em vez de precisar aprender, por exemplo, uma nova linguagem através de estudo e prática rigorosos durante um longo período de tempo, poderíamos basicamente “baixar” o conhecimento depois de colocar nossas mentes em um estado altamente receptivo e neuroplástico. É claro que este tipo de pesquisa beneficiaria qualquer pessoa, mas missões militares urgentes podem ter sucesso ou falhar em função do tempo para sua execução. Neste caso, uma forma mais rápida de treinar a equipe seria uma grande benção.

Primeiro Neuroestimulação, depois aplicação

Como parte do programa TNT, a DARPA está financiando oito projetos em sete instituições. Todos os projetos são parte de um esforço coordenado que irá primeiro estudar os fundamentos científicos em que se baseia a plasticidade cerebral, para então concluir com ensaios humanos. A primeira parte do programa TNT irá trabalhar para desvendar os mecanismos neurais que permitem a estimulação nervosa para influenciar a plasticidade cerebral. A segunda parte do programa irá aplicar na prática o que foi aprendido em exercícios de treinamento variados.

Para garantir que o trabalho se mantenha prático, especialistas em línguas estrangeiras, analistas de inteligência e outros profissionais de treinamento de pessoal agora trabalharão com os pesquisadores, para ajudar a refinar a plataforma TNT no atendimento às necessidades de treinamento militar. Os pesquisadores vão avaliar a eficácia de implantes para estimulação o cérebro, em comparação com  estimulação não-invasiva. Além disto, também irão explorar os aspectos éticos da aprendizagem melhorada através de neuroestimulação, e formas de evitar efeitos colaterais e riscos potenciais.

“O Departamento de Defesa opera em um mundo complexo e interligado no qual as habilidades humanas, como a comunicação e a análise, são vitais e o Departamento tem expandido as fronteiras de treinamento para maximizar essas habilidades”, disse Doug Weber, Gerente do Programa TNT em um press release da DARPA. “O objetivo da DARPA com o TNT é aprimorar ainda mais os mais eficazes métodos de treinamento existentes, para que homens e mulheres de nossas Forças Armadas possam operar em seu pleno potencial”.

Se o programa TNT tiver sucesso, nos esforçarmos para ser tudo o que queremos ser pode significar aprender a um ritmo muito mais rápido, e não apenas para militares. O download de aprendizado pode ser uma formas para se alcançar o próximo nível da humanidade.

Traduzido de DARPA Is Planning to Hack the Human Brain to Let Us “Upload” Skills

Deixe uma resposta