Sophia é um robô humanoide inteligente que já deu muito o que falar. Entre algumas notícias de destaque, disse que destruiria a humanidade, recebeu a cidadania na Arábia Saudita e trolou o empresário bilionário Elon Musk. Agora, finalmente, ela conseguiu a oportunidade de andar. A demonstração aconteceu na CES 2018, a feira anual de tecnologia em Las Vegas.
A Hanson Robotics, empresa de Hong Kong fundada por David Hanson, anunciou na CES uma parceria com a Rainbow Robotics and Drones and Autonomous Systems Lab para integrar a Sophia com um corpo DRC-HUBO que lhe dará a capacidade de caminhar. O corpo DRC-HUBO venceu o DARPA Robotics Challenge em 2015.
A Rainbow Robotics é a spin-off comercial do Kaist Hubo Lab que está colocando o DRC-HUBO em produção.
“Dar a Sophia um corpo mais completo e robusto é uma parte fundamental da nossa busca em andamento e que estamos acelerando rapidamente, para fornecer a ela e a nossos outros robôs da Hanson inteligência geral no nível humano e além”, disse o cientista-chefe da Hanson Robotics, Dr. Ben Goertzel. (Obs.: Em outras palavras, esta afirmativa indica os planos de transformarem Sophia em uma AGI.)
“Integrar Sophia com um corpo (robótico), que pode permitir que ela ande, completa sua forma física para que ela possa acessar toda a gama de experiências humanas, o que a ajudará a aprender a viver e caminhar entre nós”, disse Hanson, que estreou o robô pela primeira vez no SXSW 2016.
Sophia, juntamente com os outros robôs de Hanson, simula mais de 60 expressões faciais diferentes, localiza e reconhece rostos, olha as pessoas nos olhos e mantém conversas naturais. Sophia parece ainda mais humana graças a um material que imita a verdadeira musculatura e pele humana, o que lhe permite parecer mais expressiva.
Para entender a diferença entre AGI (IAG em português) e Narrow AI (Inteligência Artificial Especializada), recomendamos a leitura do artigo O que é Inteligência Artificial?.
Adaptado de Sophia the Citizen Robot Is Learning to Walk