Oportunidades na nova economia

Posted by

Os resultados marcantes que sistemas AI já tem alcançado não deixam dúvidas de que eles vieram para ficar.

No mercado financeiro, em 2015, seis dois 8 maiores fundos de investimento dos estados unidos fizeram 8 bilhões de dólares utilizando algoritmos baseados em AI.

Em saúde, o Houston Methodist Hospital utiliza AI para interpretar raio-x de mama 30 vezes mais rápido que os médicos, e com uma acuracidade de 99%.

No direito, sistemas AI estão obtendo informações dos processos mais rápido, mais barato e melhor que os profissionais mais talentosos.

Mas embora isto soe como uma ameaça a empregos, o que se vê é o surgimento de uma era de abundância. As oportunidades de ganho que a nova economia irá gerar são muito maiores do que as perdas que dela decorrerão.

Mas para isto acontecer, é preciso entendermos que as máquinas farão muito do trabalho que o homem faz hoje e também tomarmos consciência que nunca foi tão importante assumirmos o nosso lado humano.

Dito isto, sigamos para as abordagens de sucesso na nova economia, que são 5:

Automação

Estamos diante de uma oportunidade única de reduzir os custos e melhorar a velocidade e qualidade das operações, e esta é a única forma de competir com os requisitos da nova economia que são o custo da Amazon e a velocidade do Google.

A dica aqui é definir uma redução de 25% de custos e um aumento de produtividade de 25% e pesquisar como as soluções AI podem entregar este resultado, já que as soluções tradicionais não o entregarão.

Aros de Dados

Toda revolução industrial é estimulada por uma matéria prima: carvão, aço, óleo, eletricidade. Hoje, a matéria prima são dados. É preciso utilizar esta commodity como vantagem competitiva.

Em torno de cada produto/serviço existe uma infinidade de dados. É preciso instrumentar os produtos e as pessoas e alavancar os dados que eles geram, usando os insights resultantes destes dados para gerar novas experiências e modelos de negócios.

Aprimoramento

A melhor maneira de entender nosso futuro é enxergar as máquinas inteligentes como nossas companheiras para melhorar nossa produtividade e satisfação no trabalho. Pense em como o GPS melhorou a forma que dirigimos.

Quando o computador fizer bem o seu trabalho, poderemos nos dedicar mais às atividades unicamente humanas, como a empatia, a construção de relacionamentos e a análise de situações complexas.

Abundância

Pensar em abundância somente sobre produtos e bens é uma forma limitada.

A abundância se demonstrará em áreas como serviços financeiros, seguros, saúde, entretenimento e educação. À medida em que os preços caírem em função das novas tecnologias, mercados de abundância serão estabelecidos e as vendas crescerão a níveis inimagináveis.

Descoberta

No momento em que as máquinas fizerem mais do trabalho que fazemos atualmente, o processo de inovação vai nos permitir descobrir coisas absolutamente novas que serão o núcleo do que os humanos farão no futuro. Sistemas de inteligência estão criando base para indústrias inimagináveis e novos empregos surgirão.

 

Da mesma forma que as revoluções anteriores, esta irá atropelar aqueles que esperam e assistem e, ao mesmo tempo, desencadear perspectivas e prosperidade para aqueles que a souberem aproveitar.

 

Artigo original: AI is coming. Here are 5 ways to win when it arrives, escrito por Ben Pring, autor do livro What To Do When Machines Do Everything: How to Get Ahead in a World of AI , (O que fazer quando as máquinas fizerem tudo: Como progredir em um mundo de AI).

2 comments

Deixe uma resposta