Os resultados marcantes que sistemas AI já tem alcançado não deixam dúvidas de que eles vieram para ficar.
No mercado financeiro, em 2015, seis dois 8 maiores fundos de investimento dos estados unidos fizeram 8 bilhões de dólares utilizando algoritmos baseados em AI.
Em saúde, o Houston Methodist Hospital utiliza AI para interpretar raio-x de mama 30 vezes mais rápido que os médicos, e com uma acuracidade de 99%.
No direito, sistemas AI estão obtendo informações dos processos mais rápido, mais barato e melhor que os profissionais mais talentosos.
Mas embora isto soe como uma ameaça a empregos, o que se vê é o surgimento de uma era de abundância. As oportunidades de ganho que a nova economia irá gerar são muito maiores do que as perdas que dela decorrerão.
Mas para isto acontecer, é preciso entendermos que as máquinas farão muito do trabalho que o homem faz hoje e também tomarmos consciência que nunca foi tão importante assumirmos o nosso lado humano.
Dito isto, sigamos para as abordagens de sucesso na nova economia, que são 5:
Automação
Estamos diante de uma oportunidade única de reduzir os custos e melhorar a velocidade e qualidade das operações, e esta é a única forma de competir com os requisitos da nova economia que são o custo da Amazon e a velocidade do Google.
A dica aqui é definir uma redução de 25% de custos e um aumento de produtividade de 25% e pesquisar como as soluções AI podem entregar este resultado, já que as soluções tradicionais não o entregarão.
Aros de Dados
Toda revolução industrial é estimulada por uma matéria prima: carvão, aço, óleo, eletricidade. Hoje, a matéria prima são dados. É preciso utilizar esta commodity como vantagem competitiva.
Em torno de cada produto/serviço existe uma infinidade de dados. É preciso instrumentar os produtos e as pessoas e alavancar os dados que eles geram, usando os insights resultantes destes dados para gerar novas experiências e modelos de negócios.
Aprimoramento
A melhor maneira de entender nosso futuro é enxergar as máquinas inteligentes como nossas companheiras para melhorar nossa produtividade e satisfação no trabalho. Pense em como o GPS melhorou a forma que dirigimos.
Quando o computador fizer bem o seu trabalho, poderemos nos dedicar mais às atividades unicamente humanas, como a empatia, a construção de relacionamentos e a análise de situações complexas.
Abundância
Pensar em abundância somente sobre produtos e bens é uma forma limitada.
A abundância se demonstrará em áreas como serviços financeiros, seguros, saúde, entretenimento e educação. À medida em que os preços caírem em função das novas tecnologias, mercados de abundância serão estabelecidos e as vendas crescerão a níveis inimagináveis.
Descoberta
No momento em que as máquinas fizerem mais do trabalho que fazemos atualmente, o processo de inovação vai nos permitir descobrir coisas absolutamente novas que serão o núcleo do que os humanos farão no futuro. Sistemas de inteligência estão criando base para indústrias inimagináveis e novos empregos surgirão.
Da mesma forma que as revoluções anteriores, esta irá atropelar aqueles que esperam e assistem e, ao mesmo tempo, desencadear perspectivas e prosperidade para aqueles que a souberem aproveitar.
Artigo original: AI is coming. Here are 5 ways to win when it arrives, escrito por Ben Pring, autor do livro What To Do When Machines Do Everything: How to Get Ahead in a World of AI , (O que fazer quando as máquinas fizerem tudo: Como progredir em um mundo de AI).
Muito bacana o site!!! Parabéns pela iniciativa!!!!
Obrigado Heleno! Volte sempre!